Abdominoplastia

A cirurgia plástica abdominal (abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal) é realizada quando há distensão da musculatura abdominal, excesso de pele e gordura na região abdominal em decorrência do aumento de peso e volume durante a gestação e em casos de grande aumento e perca de peso. É realizada através da correção da musculatura abdominal e retirada do excesso de pele e tecido adiposo.
Geralmente, a cicatriz resultante da abdominoplastia localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pelos pubianos, sendo a mesma planejada para ficar escondida sob as roupas de banho. O processo de cicatrização passa por várias fases até atingir o resultado definitivo, sendo necessário o período de 12 à 18 meses.
A anestesia utilizada para esta operação é a peridural, onde o ato cirúrgico dura em média de 3 a 6 horas. O período de internação dura em média 1 dia. O pós-operatório requer cuidados específicos como:
• Andar ligeiramente curvada, por um período de 15 dias;
• Evitar esforços por pelo menos 15 à 30 dias;
• Utilizar cinta recomendada por 30 dias, retirando-a apenas para o banho;
• Etc.
Raramente a cirurgia de abdominoplastia traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios rigorosos. O período pós-operatório não é doloroso, sendo que o desconforto maior acontece nos primeiros três dias.